Agenda 2015

Veja a programação da Virada da Mobilidade aqui!

19/09 – Sábado

A partir das 9h – Desafio Multimodal
Nessa atividade, a proposta ressalta a diversidade e a integração modal disponíveis ao usuário que parte das quatro grandes regiões da cidade, comparando custos, calorias, tempo, conforto e segurança no percurso até uma região central. O Desafio propõe que seus competidores saiam de pontos de partida diferentes com direção a um mesmo destino utilizando, pelo menos, 3 modais diferentes. Saiba mais.
Realização: Caronetas

10h e 16h – Palhaços sobre Rodas
Aos palhaços Jupter e Trapino irão promover uma atividade educativa para crianças, adultos, motoristas, ciclistas e pedestres sobre bom comportamento no trânsito. Eles irão debater questões sérias e urgentes como o respeito à ciclovia e os perigos e ameaças que vivemos na cidade de maneira lúdica e divertida.
Local: 10h – Parque do Povo
16h – Minhocão
Realização: Palhaços sobre Rodas

11 às 17h – Criativismo City
A atividade, ministrada pelos artistas Galo de Souza e Nath Dias, da Estamos Vivos, ocorrerá dentro de um cenário simulando alguns pequenos quarteirões, contendo placas de trânsito, ciclovias, semáforos e ruas de mão dupla e mão única.Vai ser simulada uma cidade, desenhada por várias pistas e as crianças vão ser separadas em grupos de pedestres e motoristas, ensinando que ambos devem respeitar as leis, os faróis e a sinalização. Leia sobre.
Local: Vale do Anhangabaú
Realização: Estamos Vivos Produções

19h – 21h – Shows das bandas Vertical Jungle e Cúpula
Com composições autorais e versões de grandes nomes da música brasileira, as bandas relatam o cotidiano e adversidades da nossa cidade, procurando transmitir mensagens de conscientização e reflexões sobre o cotidiano e práticas altruístas.
Local: Vale do Anhagabaú
Realização: Vertical Jungle e Cúpula

20/09 – Domingo

11 às 17h – Criativismo City
A atividade, ministrada pelos artistas Galo de Souza e Nath Dias, da Estamos Vivos, ocorrerá dentro de um cenário simulando alguns pequenos quarteirões, contendo placas de trânsito, ciclovias, semáforos e ruas de mão dupla e mão única. Também haverá, no cenário, latas de lixo coloridas para alertar as crianças e instruí-las sobre a coleta seletiva e a importância dela para nossa cidade. Leia sobre.
Local: Vale do Anhangabaú
Realização Estamos Vivos Produções

16h – Palhaços sobre Rodas
Os palhaços Jupter e Trapino irão promover uma atividade educativa para crianças, adultos, motoristas, ciclistas e pedestres sobre bom comportamento no trânsito. Eles irão debater questões sérias e urgentes como o respeito à ciclovia e os perigos e ameaças que vivemos na cidade de maneira lúdica e divertida.
Local: Avenida Paulista, nos arredores do Parque Trianon
Realização: Palhaços sobre Rodas

21/09 – Segunda

18h – Roda de Conversa I: Corrida Amiga
Silvia Cruz é doutoranda pelo DPCT/Unicamp. Gestora ambiental pela EACH/USP, corre (literalmente) para o trabalho e outros compromissos, é apaixonada e defensora do transporte ativo e idealizadora da Rede Corridaamiga. Na conversa, explicará porque incentiva e inspira o uso da corrida como meio de transporte nos grandes centros urbanos.
Local: Armazém Cultural
Realização: Virada da Mobilidade

20h – Roda de conversa II: Atitudes individuais com consequência coletivas e positivas
Com a jornalista e permacultora Henny Freitas e o pedestrianista e musical Tchello, que irão compartilhar suas experiências sobre modos alternativos de locomoção, ela contando sobre sua vida de caronas municipais, interestaduais e nacionais, e ele contando como é ser uma pessoa musical e caminhante em São Paulo.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

22/09 – Terça

19h30 – Roda de Conversa III: Desengarrafando o seu dia-a-dia
Com Leão Serva, jornalista da Folha, Marcelo Moura, editor chefe da Globo, Marcio Nigro, fundador do Caronetas e Milena Beatrice, professora da Uniitalo, que irão discutir formas de tentar driblar o trânsito na cidade de São Paulo com outros modais de locomoção, carona e práticas que podemos assumir para tentar transitar na cidade de maneira mais inteligente.
Local: Uniitalo, Avenida João Dias, 2046
Realização: Virada da Mobilidade

23/09 – Quarta

19h – Apresentação do Projeto Rede Verde SP
Com o arquiteto e urbanista Augusto Aneas. O projeto elabora um novo design para algumas ruas locais da cidade de São Paulo: a rua verde. Ao serem conectadas aos parques e praças da cidade,  essas vias compõem uma rede nova de espaço público na cidade: a Rede Verde SP. Através de uma mudança significativamente pequena do sistema viário atual, é possível requalificar a paisagem da cidade.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

20h30 – Roda de conversa IV: Iniciativas colaborativas e novas concepções de espaço
Alexandre Ortolani, do projeto Cidades Colaborativas e o SuperLimão Studio, uma equipe que cria novos processos de concepções e espaços, irão falar sobre projetos que trabalham o compartilhamento, a funcionalidade, simplicidade e interação entre o indivíduo e o mundo materializado a sua frente.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

21h – Roda de Conversa V: Ocupação de espaços públicos
Celio Turino, historiador e idealizador de pontos de cultura, irá discutir formas de estimular a ocupação dos espaços públicos, oferecendo uma convivência mais saudável e democrática na cidade.
Local: Armazém Cultural – Rua dos Cariris, 48
Realização: Virada da Mobilidade

24/09 – Quinta

8h30 – 12h30 – Mobilidade Corporativa: A Visão Futura das Empresas
O evento apresentará ações inovadoras implantadas por empresas nacionais e internacionais para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida de seus funcionários e contribuir para a formação de cidades mais sustentáveis. Embora as empresas não controlem a forma como seus funcionários viajam ao trabalho, elas podem estimular a mudança de hábitos de deslocamento ao prover informações e incentivos para o uso de modos de transporte mais sustentáveis e eficientes em relação ao automóvel. Assim, o objetivo do seminário é expor e discutir estratégias de Gestão Demanda de Viagens – GDV (Travel Demand Management) e seus resultados. Leia mais.
Local: Auditório da EY Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 Torre 1, 7º Andar
Realização: WRI Brasil

17h30 – 20h – 2a Bicicletada Iluminada em SP
A Muda de Ideia distribuirá, gratuitamente, até 170 LEDs para os pneus das bikes dos participantes, além de balões coloridos e enchidos com gás hélio. Além do legado de maior segurança no trânsito para os ciclistas noturnos, a ação chamará a atenção para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS). Na busca por mais sustentabilidade em cenários urbanos, a ação chama atenção para a ideia de cidadania, convivência e mobilização em rede.
Local: Largo da Batata
Realização: Muda de Ideia

19h30 – 22h30 -Desafios e benefícios da bike na sua vida e na sua empresa, com a Co.Bike
A Co.Bike, instituição preocupada em transformar a qualidade de vida das pessoas e conectar as necessidades dos ciclistas com ações públicas, convida a todos para uma roda de conversa para discutir as vantagens de inserir a bicicleta na rotina da cidade. A atividade é voltada para os que procuram estimular o uso da bicicleta na cidade e mudar os deslocamentos diários e o bem estar no cotidiano e ensinará líderes empresariais como incentivar o uso de novas alternativas de transporte nas suas companhias e problematizar os desafios desse modal.
Local: Rua Fidalga, 76, Vila Madalena
Realização: Co.Bike

25/09 – Sexta

7h – Distribuição do Café da Manhã dos Ciclistas
O coletivo Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – vai oferecer kits de café da manhã e coletes sinalizadores para todos os ciclistas que passarem pela Avenida Inajar de Souza, no bairro do Limão. Compareça antes de ir ao trabalho em algum desses pontos para curtir esse encontro.
Local: 7h – Avenida Inajar de Souza, Limão
Realização: Virada da Mobilidade

20h – Roda de Conversa VI: Chega de assédio no transporte público
O movimento Chega de Assédio, a jornalista do El País, Marina Rossi, a rapper e atriz, Luana Hansen, e o diretor da SP Trans, Ciro Biderman, irão discutir sobre o assédio sexual que as mulheres sofrem no transporte público. Serão discutidas as formas de educar a sociedade, auxiliar as vítimas e pressionar o poder público para debater o assunto e publicizar dados a esse respeito.
Realização: Virada da Mobilidade