Clean Energy Challenge São Paulo

1.jpg

Workshop para formatação de projetos
WDCD Clean Energy Challenge 2018

Sabe aquela sua ideia incrível que poderia ajudar a cidade escapar do trânsito e da poluição? Chegou a hora de colocá-la no papel!

O objetivo desta atividade é promover o encontro de pessoas de diversas origens, com diferentes habilidades, conhecimentos, experiências e perspectivas, para que novas ideias possam surgir. Um workshop é uma ótima maneira de unir as pessoas e inspirar umas às outras.

Precisamos de ideias impactantes, inovadoras, disruptivas, viáveis e escalonáveis, que podem ser estratégias de comunicação, produtos, criação de espaços, serviços, programas ou novos sistemas. 

 

Data 18/09/2018
Horário 14h às 19h + happy hour
Local Questtonó – Av. Pompeia 723, São Paulo
Inscrições aqui.
Participação gratuita com vagas limitadas

Programação
14h às 14h30 – Apresentação do WDCD Clean Energy Challenge 2018  com Bebel Abreu | Mandacaru e Marko Brajovic
14h30 às 15h – Problematização: apresentação de dados levantados sobre a mobilidade e poluição em São Paulo, com Davi Martins | Greenpeace e Flutter
15h às 15h40 – Inspiração: exploração de necessidades e oportunidades (como podemos…?)
15h40 às 16h20 – Ideação: formulação de ideias criativas (e se…?)
16h20 às 16h50 – Pausa para o café
16h50 às 18h – Implementação: da ideia ao conceito, a caminho da inscrição no Challenge (formulação do pitch)
18h00 às 18h30 – Pitches: Apresentação das ideias
18h30 às 19h – Considerações finais e encerramento
19h às 21h – Happy Hour no terraço

TRAFFIC.jpg

Estratégias de design que você pode seguir: 

CRIE CAMPANHAS PARA QUE TODOS IMAGINEM NOVAS MANEIRAS DE VIVER EM UM FUTURO PÓS-COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS 
Designers são contadores de histórias poderosos. Esta habilidade de comunicação é fundamental para transmitir informações e pode ajudar pessoas, organizações e governos a imaginar as mudanças que precisam fazer para se adaptar a um futuro em que os combustíveis sejam limpos e sustentáveis.

PROJETE PRODUTOS E AMBIENTES QUE EMPODEREM AS PESSOAS E AS AJUDEM A PROSPERAR EM UM FUTURO PÓS-COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Os objetos, edifícios e lugares criados por designers podem melhorar a vida das pessoas ou inspirá-las a agir, ajudando outras a criar e poupar energia limpa.

CRIE NOVOS SERVIÇOS PARA CONECTAR AS PESSOAS E AJUDÁ-LAS A SE ADAPTAR A UM FUTURO PÓS-COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Designers pensam de maneira holística e adotam uma abordagem centrada no ser humano para criar qualquer inovação. Isso é crucial para encontrar novas maneiras de conectar pessoas, seja on-line ou off-line, e melhorar a distribuição e o acesso a serviços, recursos e bens necessários na transição para um futuro com combustíveis ecológicos e eficientes.

TRANSFORME SISTEMAS PARA ACELERAR A MUDANÇA PARA UM FUTURO PÓS-COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Os designers podem desempenhar papel fundamental na melhoria de sistemas, com efeitos duradouros. Pense em como aperfeiçoar ou remodelar sistemas artificiais dos quais a maioria das pessoas depende: transforme o fornecimento de alimentos, água, saúde, habitação e energia para torná-los mais limpos e mais eficientes energeticamente.

OEN

Critérios para a seleção das melhores ideias – ou como serão escolhidos os projetos vencedores

1. RELEVÂNCIA Sua ideia é relevante porque está inserida no contexto local e você pode colaborar com pessoas e organizações que já trabalham em soluções para a cidade de São Paulo.

2. IMPACTO Sua ideia tem impacto positivo nas pessoas, lugares e sistemas, e você propõe métricas claras para medir isso.

3. VIABILIDADE Sua ideia é viável: tecnicamente, economicamente, politicamente, legalmente, socialmente, culturalmente e psicologicamente (escolha quais se aplicam).

4. ESCALABILIDADE A sua ideia pode ser desenvolvida para uma localização ou comunidade específica, mas tem o potencial de ser ampliada para beneficiar outros grupos.

5. ENGAJAMENTO Sua ideia engaja as pessoas porque é nova, criativa e é uma ótima história para compartilhar.

6. COMPROMISSO Sua ideia é desenvolvida por uma equipe bem equilibrada e altamente comprometida, ou por pessoas que podem ajudar a desenvolver e tornar sua ideia ainda melhor.

 

 

IKEA LOGO

What Design Can Do
O What Design Can Do (WDCD) é uma plataforma internacional sobre o impacto do design existente desde 2011. Por meio de eventos, desafios e publicações, empoderamos comunidades de designers ao redor do mundo com objetivo de transformar e melhorar a sociedade.
Saiba mais em http://www.whatdesigncando.com

Fundação IKEA
A Fundação IKEA trabalha para melhorar a vida cotidiana de muitas pessoas. Enquanto braço filantrópico da Fundação NGKA, proprietária do Grupo IKEA, nosso objetivo é melhorar a vida de crianças vulneráveis, ajudando suas famílias a encontrar meios de sustento, e combater as mudanças climáticas.
Saiba mais em http://www.ikeafoundation.org e http://www.facebook.com/IKEAfoundation

Parceiros WDCD Clean Energy Challenge São Paulo
Mandacaru, iCS | Instituto Clima e Sociedade, Flutter, Atelier Marko Brajovic, Rede Nossa São Paulo, Questto Nó e Coalizão Clima e Sociedade.

Contato
Mais informações:
Purpose | Rita Silva
rita.silva@avivcomunicacao.com.br
+55 11 99996-8435

Nota

O WDCD Clean Energy Challenge é o sucessor do WDCD Climate Action Challenge, realizado no ano passado. As treze ideias vencedoras de 2017 foram concretizadas — os resultados incluem o projeto Power Plant, a primeira estufa autossuficiente do mundo, e o Vertical University Project, uma universidade vertical de 8 mil metros no Nepal que ajuda fazendeiros a se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas.

 

Banner logos.jpg