Biografia Painelistas 26 setembro 2014

Biografias dos painelistas Seminário Internacional “A Nova Economia da Mobilidade”

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Torre Santander, São Paulo

Adalberto Maluf

 Adalberto

Adalberto Maluf é Diretor de Marketing da BYD (Build Your Dream), a maior fabricante de baterias recarregáveis e ônibus elétricos do mundo. Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), Adalberto trabalhou com temas e projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas e políticas públicas no nível subnacional, com foco em energia, sustentabilidade e mobilidade urbana. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo entre 2006 e 2007 e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton) e da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group) em São Paulo de 2007 a 2014.

Andrea Leal

 Andrea leal

Consultora de políticas públicas do Banco Mundial (BM) e do World Resources Institute (WRI), Andréa atua há três anos na preparação e supervisão de projetos de transporte urbano do BM, incluindo os empréstimos para construção das Linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo, modernização do sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e aquisição de trens para a Supervia, a rede de trens metropolitanos do Estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo, coordena o Projeto Piloto de Mobilidade Corporativa, uma parceria do BM/WRI com empresas para melhorar a mobilidade na cidade. Mestra em Políticas Públicas pela George Washington University, antes de se unir ao Banco, trabalhou numa consultaria de sustentabilidade em Washington, D.C., a National Strategies. Graduada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), atuou na Tendências Consultoria como editora de produtos econômicos e foi repórter de política da revista Época.

Carlos Nomoto

 nomoto

Carlos Nomoto é Diretor de Sustentabilidade do Banco Santander, formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Corporativa pelo Insper. Atua há 10 anos na área de Sustentabilidade com experiência anterior nas áreas de Private Banking, Asset Management e Planejamento Estratégico em diversas organizações como Lloyds Bank e Eletricidade de Portugal. Professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA de Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Instituto Ethos e Presidente da Câmara Técnica de Finanças Sustentáveis do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Coordenou expedições de ajuda humanitária de curto prazo em locais como Angola, Níger, Burkina Faso e outras regiões do Brasil.

Edmar Cioletti

 edmar

Edmar Cioletti é Superintendente de Facilities do Banco Santander, responsável pelas áreas de Serviços a Funcionários, de Infraestrutura, Manutenção e Engenharia dos Edifícios Corporativos. Formado pela PUC MG, tem vários cursos de pós-graduação e MBA pelas Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral. Concluiu também MBA em Business pelo Rockford College – Illinois – EUA e atualmente está cursando MBA em Gerenciamento em Facilidades na POLI – USP. Representa o Banco Santander na Plataforma Conexões do Rio Pinheiros.

Eduardo Vasconcellos

 Eduardo

Eduardo Alcântara de Vasconcellos é engenheiro civil e sociólogo. É doutor em Ciências Políticas pela USP e Pós-Doutor em Planejamento de Transportes pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos. É assessor da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e da CAF – Banco de Desarrollo da América Latina, para o desenvolvimento do Observatorio de Mobilidade Urbana da América Latina. É diretor do Instituto Movimento, de São Paulo.

Laura Valente de Macedo

 Laura

É consultora e assessora sênior para cidades sustentáveis junto ao WRI no Brasil. Atua na área ambiental desde 1990, tendo se especializado em políticas públicas e gestão para a sustentabilidade nas temáticas urbanas, de consumo e de mudanças climáticas. Antes disso foi diretora de Produção e Consumo Sustentáveis no Ministério do Meio Ambiente, e, entre 2002 e 2011, foi diretora regional para América Latina e Caribe do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade.Laura é arquiteta de formação e tem mestrados em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo e em gestão ambiental pela Universidade de Oxford. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP).

Luis Antonio Lindau

Luis Antonio Lindau

O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transporte, é diretor-presidente da EMBARQ Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global da EMBARQ. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede EMBARQ em todo o mundo como membro da equipe de gestão da EMBARQ. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição da EMBARQ Brasil no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do Projeto Cidade do WRI no Brasil.

Marcelo Moura

 Marcelo

Marcelo Moura é jornalista. Editor de Sociedade e Políticas Públicas da revista Época e ex-editor da revista Quatro Rodas, foi premiado pela associação de engenharia SAE Brasil, em 2013 e em 2014, por reportagens sobre o futuro da mobilidade.

Márcio Henrique Nigro

 Marcio

Marcio Henrique Nigro, Engenheiro Naval com especialização em Transportes pela POLI – USP, atuou nos últimos 15 anos em empresas de tecnologia e logística como EBX, DASA e Grupo Ultra. É fundador do Caronetas, primeiro site de caronas do Brasil a ser escolhido como uma das 100 inovações para o próximo século pelo Next Century Innovation Awards da Rockfeller Foundation, e também premiado  pela Universidade de Michigan –MobiPrize 2012, na Rio+20. É também um dos criadores e coordenadores da iniciativa Virada da Mobilidade.

Maria Teresa Diniz

 Maria

Arquiteta e urbanista formada pela FAMIH em Belo Horizonte (2002), é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne (2004). Coordenou por 5 anos o GT Projetos na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP. Coordenou também o Programa de Urbanização e Regularização de Paraisópolis. Com experiência em gestão das águas e compilação de legislação ambiental, integrou a coordenação do curso de pós-graduação Habitação e Cidade, na Escola da Cidade.

Meire Fidelis

 Meire

Diretora de Relações Corporativas da Abril Mídia.  Iniciou sua carreira na Abril há 30 anos na área de Relações Públicas. Hoje, responde pela área de Relações Corporativas, responsável por comunicação corporativa, assessoria de imprensa institucional, e apoio aos projetos de responsabilidade corporativa e sustentabilidade. Na frente de voluntariado, criou e implantou o Programa de Apoio ao Voluntariado na Abril – Mãos à Obra, que atualmente divide espaço com o Projeto Mobilidade Abril, formado por funcionários voluntários. É formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing e MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores.

Monica Salles

 Monica

Formada em Comunicação Social, pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Relações Públicas pela USP e em Administração, pela FIA. Atualmente cursa uma pós-graduação em Direito Ambiental, na Unimep/Piracicaba. Atuou durante 12 anos na gestão de Comunicação Corporativa em multinacionais químicas e agroquímicas. Desde 2012, responde pela área de Responsabilidade Socioambiental da Caterpillar Brasil, em Piracicaba.

Natália Garcia

IMG_4005

Natália Garcia já rodou o mundo com sua bicicleta dobrável em busca de ideias que melhorem as cidades para as pessoas. Natália é jornalista especializada em planejamento urbano, com gosto por ouvir e contar boas histórias. Conduz as entrevistas e edita os textos, mas se arrisca nos desenhos de vez em quando.  É responsável pela direção editorial do Cidades para Pessoas.

Orlando Strambi

 Orlando

Orlando Strambi é Professor Titular de Transporte Urbano e Vice-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. É também fundador e ex-diretor da ANPET – Associação Nacional de Pesquisa em Ensino em Transportes, além de membro de diversas organizações internacionais de pesquisa em Transportes.

Paula Santos Rocha

 Paula

Mestre em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de Projetos de Transporte na EMBARQ Brasil, centro que integra a rede EMBARQ, do World Resources Institute (WRI). Trabalhou na aplicação do EMBARQ SimBRT em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, entre outras cidades do Brasil e do mundo. Paula estuda também a integração dos corredores de transporte coletivo às linhas alimentadoras, ciclovias e calçadas, elaborando soluções em design urbano essenciais para que as cidades sejam devolvidas às pessoas com acessibilidade e segurança.

Pedro Junqueira

 Pedro

Pedro Junqueira é Chefe Executivo do Centro de Operações Rio desde janeiro de 2013. Administrador com pós-graduação em Marketing, já foi assessor especial nas Secretarias Municipais de Conservação e de Transportes. Na iniciativa privada, atuou no setor de shoppings centers nas áreas de gestão de pessoas e projetos e na captação de novos negócios. Atualmente, Pedro Junqueira também ocupa a posição de Chefe de Resiliência do município do Rio de Janeiro, função recentemente incorporada às suas atribuições na prefeitura.

Pedro Monteiro

 Monteiro

Pedro Monteiro é um jovem empreendedor da área de sustentabilidade. É bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e fez em 2014 o Programa de Liderança Global Competitiva de Georgetown-EUA. Sócio desde 2010 na ZGD Projetos em Sustentabilidade e da Compartibike desde 2012, na qual é responsável pela área institucional e comercial.

Rachel Biderman, WRI

 Rachel

Rachel Biderman é advogada com experiência em Direito Ambiental,  especialista em políticas e práticas de mudanças climáticas, e diretora executiva do World Resources Institute (WRI) no Brasil. Rachel é doutora em Gestão Pública e Governo pela FGV-SP com pesquisa em Doutorado Sanduiche na JFK School of Government, Harvard, EUA. É Mestre em Ciência Ambiental pela USP e em Direito Internacional pelo Washington College of Law da American University (LL.M), EUA, e Bacharel em Direito pela USP.Foi Coordenadora Adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP. Professora do MBA em Gestão da Sustentabilidade da FGV-SP. Concebeu e coordenou os programas GHG Protocol e Empresas pelo Clima da FGV-EAESP.

Stuart Anderson

 Stuart

Stuart Anderson é especialista em gerenciamento da demanda de viagens (TDM) de renome internacional. Com mais de 28 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para soluções de transporte, mobilidade e planejamento, desde 2013 atua no escritório de Colorado da Steer Davies Gleave SDG, em Denver.Participou da criação de programas de TDM em Los Angeles (CA); Houston (TX); Toronto, Canada; Melbourne, AU; Bangcoc, Tailandia; e Dubai. Liderou projetos de TDM para empresas como Google, Disney, Bank of America, Bangkok Bank, entre outras, tendo treinado mais de 1.200 coordenadores de transporte, responsáveis pela implementação dos programas nas empresas. Fez parte do time que implementou TDM durante as Olimpíadas de Inverno de Vancouver, Canada. Stuart foi também Diretor Executivo da Association for Commuter Transportation e contribuiu para a obtenção de benefícios e incentivos nacionais ao transporte alternativo nos EUA.  Foi instrutor do programa de pós graduação em TDM na University of California, Los Angeles.Stuart é mestre em planejamento urbano pela University of Southern California, bacharel em administração de empresas pela Brigham Young University e pós graduado pela  National Chiao Tung University in Taiwan.

Susan Zielinski

 Susan

Susan Zielinski é Diretora Executiva do programa SMART (Sustainable Mobility & Accessibility Research & Transfomation) no Instituto de Pesquisa em Transportes da Universidade de Michigan(UMTRI), em Ann Harbor, MI, EUA, desde 2009.Antes de assumir a direção desse programa, ela passou um ano como pesquisadora visitante em inovação e liderança da nova mobilidade, como bolsista Loeb na Universidade de Harvard. Sua experiência profissional e acadêmica anterior a 2004 inclui ter sido  fundadora e diretora do Moving the Economy – MTE, uma rede canadense para inovação e sustentabilidade em mobilidade urbana, com foco na iniciativa privada e indústria de transporte.Susan trabalhou na prefeitura de Toronto como planejadora urbana de transportes por 15 anos, desenvolvendo políticas de transporte urbano e liderando iniciativas para a sustentabilidade do sistema.  Susan tem atuado como consultora junto a iniciativas nacionais e internacionais para mobilidade sustentável, como comitês e painéis de transporte no Canadá, além do projeto da OCDE de transporte ambientalmente sustentável e a conferencia ministerial europeia de transporte (ECMT). Susan Zielinski é membro do conselho de Centro Canadense para Transporte Sustentável, além de fundadora e membro do conselho da Associação de Turismo Verde do Canadá.

Valéria Pero

 valeria

Valéria Pero é professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu doutorado em Economia pela UFRJ em 2002 e fez pós-doutorado na Université de Picardie Jules Verne, França, em 2009/2010. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, Microeconomia e Desenvolvimento Socioeconômico, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho e mobilidade urbana; desigualdade, pobreza e políticas sociais; e desenvolvimento do Rio de Janeiro. É autora de artigos como: Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro (2013),  Low-paid employment in Brazil (2012) e Direitos de propriedade e bem-estar: avaliação do impacto do programa de regularização fundiária na Quinta do Caju. (2011), todos com outros autores.

 

 

Uma resposta em “Biografia Painelistas 26 setembro 2014

  1. Pingback: Seminário traz modelos internacionais de mobilidade sustentável para São Paulo | TheCityFix Brasil

Os comentários estão desativados.