Painelistas

Andrea Lealandrea-leal

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em Políticas Públicas, Política Ambiental Urbana pela The George Washington University. Andrea foi repórter na Editora Globo e consultora no Banco Mundial. É gerente de políticas públicas da Uber.


Armando Zanolini Netto

Consultor na SAP Consultores Associados.


Breno Assisbreno-assis

Breno Assis é criador do aplicativo Ônibus ao Vivo, que permite acompanhar o trajeto do seu ônibus e a situação da CPTM e do Metrô em tempo real em São Paulo e no Rio de Janeiro.

.


Cauê Janinniperfil_quad_low

Cauê Jannini é graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e atuação profissional na área de produção executiva e negócios em cinema e séries de TV. Em 2014, começou a programar aplicativos por curiosidade, tendo, nesse mesmo ano, idealizado e lançado o Pedala SP para Android. O processo de produção do app o introduziu no universo da bicicleta em São Paulo, na mesma época em que começava a se concretizar a rápida expansão da malha cicloviária da cidade. Isso o motivou rapidamente a adotar a bicicleta como meio principal de locomoção em SP.


Cesar Olmoscesar-olmos

Formado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME – USP), Cesar trabalha desde 1999 com o desenvolvimento de sistemas, com ênfase na tecnologia Java. Atuou como arquiteto Java e depois como Diretor de TI na empresa MAPS que fornece soluções de software para o mercado financeiro, em áreas como o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Em outubro de 2012, MAPS tornou-se um parceiro da Cittati, focada no fornecimento de soluções de software para o transporte público de passageiros, onde atua como diretor de tecnologia.


Daniel Bedoyadaniel-bedoya

Chefe de operações no Brasil do Cabify, aplicativo de mobilidade que conecta motoristas e passageiros em operação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

.


Daniel Demeter

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Unversidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Daniel é parte da equipe do Mupmaps, aplicativo para ciclistas que procura melhorar a experiência de pedalar em São Paulo.


Daniela Gurgeldaniela

Formada em jornalismo pela Unitau, Daniela foi editora e apresentadora TV Band Vale. Atuou como assessora de Imprensa e Especialista em Trânsito e Transportes na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Atualmente é assessora de comunicação no Observatório Nacional de Segurança Viária.


Denise Kaminagadenise-k

Arquiteta pela Faculdade de  Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU – USP), Denise é fundadora do Beelineapp, um aplicativo colaborativo de mobilidade a pé em que o próprio usuário compartilha com os demais usuários trajetos para além das malhas viárias, onde apenas os pedestres poderiam passar, os “atalhos” escondidos pelas cidades.


Edmar Ciolettiedmar

Superintendente de Facilities, Manutenção e Engenharia no Santander, Edmar é formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especializado em Tecnologia da Informação e Gestão de RH  na Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado em Gestão de Qualidade também pela FGV e com MBA em Facilities Planning and Management pela Universidade de São Paulo (USP).


Guido Sonninoguido

Formado em Engenharia Eletrotécnica e pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Guido Sonnino é gerente regional da JLL – Jones Lang LaSalle. 

.


Guillermo Petzholdguillermo

Guillermo Petzhold é Especialista de Mobilidade Urbana no WRI Brasil Cidades Sustentáveis, com foco em gestão de demanda de viagens. Entre suas áreas de especialidade, estão a análise de dados de sistemas de transporte coletivo, implementação e preparação para o início de operação de sistemas BRT e o desenvolvimento e a avaliação de projetos de mobilidade urbana sustentável. Antes de se juntar ao WRI Brasil Cidades Sustentáveis, conduziu uma pesquisa sobre diferentes políticas de transporte adotadas que levaram cinco grandes centros urbanos a se tornar referência na área de transporte. Ao lado de um professor universitário, Guillermo também trabalhou no desenvolvimento de um software de gerenciamento de frota para pequenas companhias de frete. Formou-se em Engenharia Civil e é Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


João Henrique Gil

Com formação e MBA em Administração, Negócios e Marketing, João Henrique é Gerente de Parceria e Desenvolvimento de Negócios na Easytaxi.


Julian Monteiro

Doutor em Computação pela Universidade de Nice, é  co-fundador da Scipopulis, empresa de inovação, focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana.


Lincoln Paiva lincoln

Presidente da Green Mobility, criadora do conceito de Mobilidade Corporativa sustentável e atua em projetos e planejamento de mobilidade urbana desde 2007, e do Instituto Mobilidade Verde. É membro da SLOCAT (Sustainable Low Carbon Transport) coordenado pela ONU, Membro da CAI-ASIA (Clean Air Initiative), membro da rede Cities for Mobility coordenada pela Prefeitura de Stuttgart, membro das comissões de trânsito e meio ambiente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Chefiou diversas missões técnicas de Mobilidade Urbana para países Europeus, Ásia e EUA. Relator do Comitê de Transportes do Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente e consultor da temática de mobilidade urbana da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Professor da disciplina de Transportes Sustentáveis e Mobilidade Urbana na Pós graduação em gestão de Carbono na Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Lucia Figueiredo

Gerente de Administração de Serviços na Bayer.


Luciano Driemeierluciano-driemeier

Gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.

.

.


Marc Stettlerstettler_marc

Professor do Departamento de Transporte e Meio Ambiente no Centro de Estudos de Transporte no Imperial College, Londres. Marc foi pesquisador no  Centre for Sustainable Road Freight and Energy Efficient Cities Initiative da Universidade de Cambridge, onde também completou o seu doutorado. Sua pesquisa visa quantificar e reduzir os impactos ambientais decorrentes do transporte utilizando uma gama de medição de emissões e ferramentas de modelagem. Marc é um membro do grupo de trabalho LoCITY ‘Policy, Procurement, Planning and Practice’ e do EQUA Air Quality Index Advisory Board.


Marcio H. Nigromarcio-nigro

Formado pela Poli-USP, é criador do aplicativo Caronetas e idealizador da Virada da Mobilidade.

.

.


Marcos de Sousa

Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), Marcos foi repórter da Folha de S.Paulo, redator do Jornal da Tarde, editor das revistas AU e Téchne, criador do portal Arcoweb (revista Projeto Design) e editor do Portal 2014. É Diretor de Jornalismo do Mobilize Brasil, primeiro portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre Mobilidade Urbana Sustentável.


Mariana Castro

marianacastro_retrato_cor

Formada em jornalismo pela PUC-SP, Mariana Castro é sócia do aplicativo sobre mobilidade SEM CARRO e colaboradora do guia Como Viver em São Paulo Sem Carro. Escreveu o livro Empreendedorismo Criativo, do selo Portfolio/Penguin, da Companhia das Letras. Atualmente, dirige a produtora de conteúdo F451, que publica veículos como Outra Cidade, Gizmodo Brasil e Risca Faca. Também trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril, antes de ir para o jornalismo digital. No iG, foi editora-chefe do Último Segundo e editora-executiva de Política, Mundo, Cidades e Educação.


Natália Garcianatalia

Natália Garcia é jornalista especializada em planejamento urbano. Sua principal ferramenta de trabalho é uma bicicleta dobrável, a Dora, que usa para explorar espaços públicos urbanos. Criou o Cidades para Pessoas, projeto viabilizado por financiamento coletivo, com o qual percorreu 12 destinos pelo mundo para tentar entender o que deixa as cidades mais humanas.


Olimpio Alvares

Olimpio Alvares é consultor ambiental em transporte sustentável e emissões veiculares; é membro fundador e coordena atividades da Comissão de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP e Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Sobratt – Sociedade Brasileira de TeleTrabalho e Teleatividades.


Ricardo Guimarães

CPTM


Ricardo Victorioricardo-victorio

Formado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Ricardo é CEO da Mitah Technologies.

.


Roberto Gentilezza gentilezza

Economista e integrante da Urb-i,  start-up constituída por um grupo multi-disciplinar de jovens e nascida do desejo de tornar as cidades mais humanas, democráticas e vivas.

.


Vera Boscatte 

Diretora de Responsabilidade Social da Sobratt – Sociedade Brasileira de TeleTrabalho e Teleatividades.


Wolnei Tadeu Ferreira wolnei

Diretor Secretário do SINSA, Sócio da Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados e Presidente da Sobratt – Sociedade Brasileira de TeleTrabalho e Teleatividades.

.

.

.


*perfis fornecidos pelos próprios palestrantes ou encontrados no LinkedIn